quinta-feira, 31 de julho de 2014

Unidade 1: Tecnologias de informação e comunicação na educação






Atividade 1.5
Reflexões em Diário de Bordo

Ensinar e aprender com as mídias digitais
Ensinar é organizar situações de aprendizagem, a fim de criar condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. Diz respeito a: levantar ou incentivar a identificação de temas ou problemas de investigação; discutir sua importância; possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista; reconhecer distintos caminhos na busca de sua compreensão ou solução; negociar redefinições; incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes; e favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.
A melhor forma de ensinar é, com efeito, aquela que propicia aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de ler e de interpretar o mundo, e que o leve, efetivamente, a aprender de forma significativa e com sentido. Deve, portanto, potencializar o desenvolvimento do estudante a fim de que ele consiga lidar com as características e com as demandas da sociedade atual, a qual enfatiza, por exemplo, ser importante que o estudante tenha autonomia para buscar, constantemente, novas aprendizagens. Nesse sentido, Almeida e Prado (2005) comentam que
O uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Para Refletir:   
·      Quando o professor transmite uma informação?
·      Quando o estudante procura uma informação na Internet?
·      A informação é necessária, mas ela, por si só, garante que o estudante possa construir seu conhecimento?
·      O que significa conhecimento e como ele se difere da informação
A informação será tratada, aqui, como os fatos, os dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si. O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação e da compreensão da informação.
O papel do Professor
"Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem." (PERRENOUD, 2000, p. 139).
Nessas situações, o professor procura mobilizar os estudantes para a investigação e a problematização; para a produção e o desenvolvimento de projetos; para a resolução de problemas.
Assim, criar ambientes de aprendizagem com a presença das TIC pode indicar uma concepção da prática pedagógica com base na informatização do ensino e na transmissão de informações; ou pode significar utilizá-las para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações, as quais são submetidas a uma avaliação contínua.
O professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem é aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, esforça-se para assumir uma atitude de reflexão frequente e sistemática sobre sua prática, sobre o que seus pares falam da própria prática e sobre as teorias tratadas por autores de referência.
Nesse sentido, buscamos propor, por meio das atividades aqui sugeridas, situações em que você possa articular teoria, prática e domínio da tecnologia, com vistas a auxiliá-lo a encontrar estratégias de ação que associam as TIC aos métodos ativos de aprendizagem. Sugerimos, ainda, que reflita sobre a ação realizada, dialogue com os colegas, busque teorias que o ajude a compreender a própria prática e a identificar as possibilidades de introduzir melhorias em novas ações que o leve a explorar as potencialidades pedagógicas das TIC em relação à aprendizagem e, consequentemente, à constituição de redes de conhecimentos.
É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada, de forma integrada, na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo. Não deve ser, portanto, apenas um apêndice do processo educacional. Para isso, é necessário que o professor aprenda não apenas a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas, também, a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo.
Cada uma das tecnologias, seja o vídeo, a Internet, o computador, o tablet, o celular, entre outras, carrega suas próprias especificidades que podem ser utilizadas de forma complementar entre si e/ou podem ser integradas com outros recursos tecnológicos ou não.
Para Refletir:  
·      Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
·      Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que sejam significativas para o estudante?
Atividade 1.5  
Reflexões em Diário de Bordo

A partir das reflexões anteriores e da análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo. Se necessário, consulte seu formador sobre como realizar essa atividade.

Um comentário:

cloniresportes disse...

Reflexões em Diário de Bordo
A partir das reflexões anteriores e da análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo. Se necessário, consulte seu formador sobre como realizar essa atividade.

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