Atividade 1.5
Reflexões em Diário de Bordo
Ensinar e aprender com as mídias digitais
Ensinar é organizar situações de aprendizagem, a fim de criar condições
que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do
ser humano e da própria identidade. Diz respeito a: levantar ou incentivar a
identificação de temas ou problemas de investigação; discutir sua importância;
possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista; reconhecer
distintos caminhos na busca de sua compreensão ou solução; negociar
redefinições; incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer
informações relevantes; e favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização
de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.
A melhor forma de ensinar é, com efeito, aquela que propicia aos
estudantes o desenvolvimento da capacidade de ler e de interpretar o mundo, e
que o leve, efetivamente, a aprender de forma significativa e com sentido.
Deve, portanto, potencializar o desenvolvimento do estudante a fim de que ele
consiga lidar com as características e com as demandas da sociedade atual, a
qual enfatiza, por exemplo, ser importante que o estudante tenha autonomia para
buscar, constantemente, novas aprendizagens. Nesse sentido, Almeida e Prado
(2005) comentam que
O uso da tecnologia
na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do
conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista,
requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma
pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que
possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da
intencionalidade educacional.
Para Refletir:
· • Quando o professor
transmite uma informação?
· • Quando o estudante
procura uma informação na Internet?
· • A informação é
necessária, mas ela, por si só, garante que o estudante possa construir seu
conhecimento?
· • O que significa
conhecimento e como ele se difere da informação
A informação será tratada, aqui, como os fatos, os dados que encontramos
nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si.
O conhecimento é
o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação e
da compreensão da informação.
O papel do Professor
"Mais do que
ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na
gestão e na regulação das situações de aprendizagem." (PERRENOUD, 2000, p.
139).
Nessas situações, o professor procura mobilizar os estudantes para a
investigação e a problematização; para a produção e o desenvolvimento de
projetos; para a resolução de problemas.
Assim, criar ambientes de aprendizagem com a presença das TIC pode
indicar uma concepção da prática pedagógica com base na informatização do
ensino e na transmissão de informações; ou pode significar utilizá-las para a
representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o
desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações, as quais
são submetidas a uma avaliação contínua.
O professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem é
aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio
da tecnologia e, sobretudo, esforça-se para assumir uma atitude de reflexão
frequente e sistemática sobre sua prática, sobre o que seus pares falam da
própria prática e sobre as teorias tratadas por autores de referência.
Nesse sentido, buscamos propor, por meio das atividades aqui sugeridas,
situações em que você possa articular teoria, prática e domínio da tecnologia,
com vistas a auxiliá-lo a encontrar estratégias de ação que associam as TIC aos
métodos ativos de aprendizagem. Sugerimos, ainda, que reflita sobre a ação
realizada, dialogue com os colegas, busque teorias que o ajude a compreender a
própria prática e a identificar as possibilidades de introduzir melhorias em
novas ações que o leve a explorar as potencialidades pedagógicas das TIC em
relação à aprendizagem e, consequentemente, à constituição de redes de
conhecimentos.
É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser
utilizada, de forma integrada, na prática pedagógica do professor e no
desenvolvimento do currículo. Não deve ser, portanto, apenas um apêndice do
processo educacional. Para isso, é necessário que o professor aprenda não
apenas a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas,
também, a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes
tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo.
Cada uma das tecnologias, seja o vídeo, a Internet, o computador, o
tablet, o celular, entre outras, carrega suas próprias especificidades que
podem ser utilizadas de forma complementar entre si e/ou podem ser integradas
com outros recursos tecnológicos ou não.
Para Refletir:
· • Como o professor pode
desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos
curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias,
disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir
efetivamente?
· • Como o professor pode
criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que sejam
significativas para o estudante?
Atividade 1.5
Reflexões em Diário de Bordo
A partir das reflexões anteriores e da
análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de
Bordo. Se necessário, consulte seu formador sobre como realizar essa atividade.
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Reflexões em Diário de Bordo
A partir das reflexões anteriores e da análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo. Se necessário, consulte seu formador sobre como realizar essa atividade.
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