Atividade 1.4
Pesquisa e análise
Tecnologia na escola
Quando se fala em tecnologia na educação, logo pensamos em computadores,
Internet... Mas isso não é tudo. Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso.
Ela se faz presente, por exemplo, em todos os lápis que usamos, no quadro de
giz, nos livros, nas cadeiras em que nos sentamos. Lembre-se da revolução
social que representou a imprensa. Podemos imaginar uma escola, hoje, sem
livros, sem material impresso?
O trabalho na escola lida o tempo todo com tecnologia, mas raramente se
ocupa de produzi-la. O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é,
com efeito, a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo
e compartilhá-lo.
Veja bem: inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas
ter acesso às TIC, mas, principalmente, saber utilizar essa tecnologia para a
busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os
problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu
contexto.
Figura 1.03 - Tecnologia na escola
O uso da tecnologia na educação requer, sem dúvida, um olhar mais
abrangente. Logo, é preciso que haja, nesse processo, o envolvimento de novas
formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo condizente com a
sociedade tecnológica, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e
convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o
conhecimento.
Nessa perspectiva, compreender as potencialidades inerentes a cada
tecnologia e suas contribuições ao processo de ensino e de aprendizagem poderá
trazer avanços substanciais à mudança da escola, a qual se relaciona com um
processo de conscientização e de transformação, que vai além do domínio de
tecnologias, e traz, subjacente, uma visão de mundo, de homem, de ciência e de
educação.
Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias
digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir,
criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar. Isso tudo se aproxima
das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola
engloba, na verdade, a compreensão dos processos de gestão de tecnologias,
recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e
complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção
(ALMEIDA, 2005a).
Na atividade a seguir, propomos que você faça uma pesquisa para
diagnosticar e analisar quais as tecnologias de que sua escola dispõe e como
elas são utilizadas. Esse diagnóstico é fundamental para você refletir sobre a
sua realidade local. Vá em frente, realize a atividade.
Atividade 1.4
Pesquisa e análise
Pesquisa em sua escola para levantar
quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo.
Analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas
tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas
pedagógicas.
Orientações para o desenvolvimento da
atividade:
• Entrevistar
professores da sua escola e coletar dados sobre as tecnologias que costumam
utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Definir o número de
professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Assim, quanto maior for
o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de
entrevistar um pequeno número, focalizar nos colegas que estão mais engajados
com a integração tecnológica na escola;
• Organizar uma síntese
das informações coletadas, usando a planilha de referência, disponibilizada
pelo seu formador;
• Elaborar uma breve
apresentação no Impress (2 a 3 slides) com suas conclusões acerca do uso das
tecnologias na sua escola, a fim de debater com seus colegas no próximo
encontro presencial;
• Salvar o documento e
a planilha na pasta “Meus documentos”. Atribuir a ele um nome que facilite a
sua identificação, da seguinte forma: ativ1-4_seunome; por exemplo, para esta
atividade realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será
ativ1-4_helenams. Recomendamos a não utilização de acentos, cedilha, sinais de
pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como
o sinal de subtraço (_), sublinhado, underscore, underline ou traço inferior,
são aceitos pelo computador como uma letra comum;
• Postar o arquivo
desta atividade no ambiente e-ProInfo conforme orientação do seu formador;
• Ler as apresentações
dos colegas de turma no ambiente e-ProInfo. Depois, comentar sobre as
apresentações em um fórum, para socializar os resultados e reflexões das
pesquisas. A ideia deste Fórum é que seja possível elaborar uma síntese dos
resultados obtidos pela turma nesta atividade de pesquisa.
Um comentário:
Pesquisa e análise
Pesquisa em sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.
Apostar no ambiente do e-Proinfo.
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