Tecnologias de informação e
comunicação na educação
Atividade 1.1
Abertura
Olá, Cursista!
Estamos felizes em contar com a sua participação no curso Tecnologias
na Educação: ensinando e aprendendo com as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC). Nas próximas semanas, iremos nos dedicar ao
desenvolvimento de atividades deste curso, dialogaremos sobre diversos temas
relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e de
aprendizagem, ao mesmo tempo em que estaremos constituindo nossa comunidade de
prática e de aprendizagem.
A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades,
coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na
economia, na educação; e, em especial, perante os avanços da ciência e dos
conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de
nós, educadores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de
conhecimentos e, também, desenvolvimento de diferentes modos de obter
informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores
condições de aprendizagem para nossos estudantes. Essa é a marca dos novos
tempos!
A partir da poesia de Fernando Pessoa, vamos pensar a respeito do nosso
papel em uma sociedade cuja presença das tecnologias provoca mudanças no modo
de pensar dos estudantes que recebemos em nossas salas de aula.
Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos –
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...
Fernando Pessoa (2006, p. 73)
Extrato do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos.
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...
Fernando Pessoa (2006, p. 73)
Extrato do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos.
Para onde nos conduz esse convite do poeta? Você consegue imaginar o seu
papel, como educador, em uma sociedade em que as tecnologias geram profundas
mudanças? Como entrar em sintonia com as características da sociedade
contemporânea? Como estar preparado para formar as novas gerações diante das
mudanças frequentes e rápidas dessa sociedade?
Eis o desafio que nos aguarda durante este curso: repensar nossa atuação
docente e as formas como as TIC podem contribuir para o desenvolvimento de um
currículo que coloque a escola em sintonia com seu tempo, ampliando as
possibilidades para construção de conhecimento e de uma ação formadora que
valorize o potencial humano.
Durante nossa jornada, teremos diversos canais para comunicação, dentre
eles, um Fórum de
Dúvidas Pedagógicas, no qual vocês poderão dialogar com o formador.
Bom Curso!
Contextualização
Chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia; por outros, de sociedade da informação,
do conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem, a sociedade
contemporânea se caracteriza pela rapidez e abrangência de informações. A
realidade do mundo, atualmente, requer um novo perfil de profissional e de
cidadão que traga para a escola novos desafios. Encontramos, no cotidiano,
situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações
na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas, com os objetos e
com o mundo ao redor.
No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como
prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e
inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema
educacional é formar, efetivamente, os estudantes para a cidadania responsável
e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na
seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da
vida e do trabalho e que saibam, também, aprender a aprender ao longo da vida.
Os estudantes precisam ser preparados para utilizar os sistemas
culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea,
o que implica em novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual,
hipermidiática etc.), próprias da cibercultura, além das demais formas já
conhecidas. A exigência de aprender, continuamente, ao longo da vida,
constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas e uma necessidade
premente colocada aos educadores. Não se trata, evidentemente, apenas de ter
acesso às informações, mas, sim, de saber buscá-las em diferentes fontes e,
sobretudo, saber transformá-las em conhecimentos para resolver problemas da
vida e do trabalho.
Para Refletir:
E você, professor, já parou para
refletir sobre como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade?
O que você acha que mudou na escola, desde a última década, no sentido de
atender a essas novas demandas? Como se sente diante desse novo desafio? Como
vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade de aprender ao
longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização
Para ampliar seus conhecimentos sobre essa temática, é fundamental que
faça uma leitura atenta do artigo A sociedade da aprendizagem e o desafio de
converter informação em conhecimento, de Juan Ignacio Pozo (2004). Nesse texto,
o autor caracteriza a cultura da aprendizagem, que é inerente à sociedade do
conhecimento, e comenta novas formas de aprender e novos espaços instrucionais
que respondem às demandas dentro desse contexto.
Leitura básica para a realização da atividade
Informação e conhecimento não são sinônimos. A leitura desse texto,
portanto, pode trazer contribuições para entender melhor as necessidades da
sociedade contemporânea para lidar com as questões que envolvem esses dois
conceitos.
A sociedade da aprendizagem e odesafio de converter informação em conhecimento, de Juan Ignacio
Pozo (2004).
Agora que você conhece um pouco mais sobre esse novo cenário de mudanças
da sociedade atual e refletiu sobre as consequências e novas demandas para o
sistema educacional, realize a atividade abaixo:
Atividade 1.1
Produção de texto
Produzir um pequeno texto que sintetize
suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto,
cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese.
Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a)
colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.
Um comentário:
Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões, postar no Fórum no ambiente e-Proinfo.
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