quinta-feira, 31 de julho de 2014

Unidade 1: Tecnologias de informação e comunicação na educação


Atividade 1.6
Trabalhando com projetos
A aprendizagem significativa
O estudante precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por essa razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza, os sociais e humanos, instigando a curiosidade do estudante para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento humano. Assim, uma situação de aprendizagem que pode potencializar a aprendizagem significativa para o estudante é o trabalho por meio de projetos.
Para que essa forma contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor instigue o estudante a estabelecer relações entre os aspectos presentes na vida pessoal, social, política e cultural; a mobilizar as competências cognitivas, sociais e emocionais já adquiridas, para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.
Uso das tecnologias no trabalho por meio de projeto
Essa situação de aprendizagem favorece o estudante a aprender-fazendo, a reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente, por meio de questões investigativas que o impulsionam a contextualizar conceitos conhecidos e a construir outros que surjam durante o desenvolvimento do projeto.
Assim, em se tratando dos conteúdos, o trabalho por meio de projeto potencializa a interdisciplinaridade, ou seja, permite romper com as fronteiras disciplinares, uma vez que favorece, numa situação contextualizada da aprendizagem, a realização de atividades diversificadas, as quais possibilitam que se estabeleçam elos entre as diferentes áreas do conhecimento (PRADO, 2005).
O trabalho por meio de projeto favorece, também, a integração das diferentes tecnologias e mídias, mas, para isso, é fundamental que o professor conheça suas especificidades – potenciais e restrições.
Agora você terá oportunidade de aprofundar sua compreensão vivenciando na prática o desenvolvimento de um projeto.

Atividade 1.6   
Trabalhando com projetos
Nessa atividade, você pode escolher uma das opções indicadas no Banco de Projetos para desenvolver em sua prática pedagógica.
Orientações para o desenvolvimento da atividade:
Clicar nos botões das Atividades práticas e escolher um dos projetos que julgar ser mais adequado para sua prática.

Realizar a atividade.
Documentar essa experiência, seguindo os itens do roteiro.
Salvar o documento na pasta “Meus Documentos”. Atribua a ele um nome que facilite a sua identificação, conforme o modelo: ativ7-seunome; por exemplo, para esta atividade realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será ativ7_helenams. Recomendados não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como o sinal de subtraço (_), sublinhado, underscore, underline ou traço inferior, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
Postar o arquivo desta atividade no ambiente e-ProInfo.
Socializar as reflexões, a partir da análise das atividades.

Um comentário:

cloniresportes disse...

Trabalhando com projetos
Nessa atividade, você pode escolher uma das opções indicadas no Banco de Projetos para desenvolver em sua prática pedagógica.
Realizar a atividade.
Documentar essa experiência, seguindo os itens do roteiro.
Salvar o documento na pasta “Meus Documentos”.

Postar o arquivo desta atividade no Fórum no ambiente e-ProInfo.
Socializar as reflexões, a partir da análise das atividades.