quinta-feira, 31 de julho de 2014

Unidade 1: Tecnologias de informação e comunicação na educação

Atividade 1.3

Registro em Diário de Bordo


A aprendizagem
No seu trabalho cotidiano em sala de aula, alguma vez você já parou para pensar em como seu estudante aprende? Ou, ao contrário, você se preocupa apenas com o “como ensinar”, ou seja, na criação de estratégias que favoreçam a transmissão do conhecimento? Lembre-se de que aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e das situações que promovam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.
Para o professor, a aprendizagem possibilita que ele analise e avalie como experimenta esse processo, criando condições para tornar-se consciente sobre como aprende. É fundamental, por isso, que você reflita sobre
Para Refletir:   

Como aprendiz, como lido com as tecnologias que chegam às escolas?

Diante dos desafios de que se apresentam em sua prática como educador, devido aos avanços das ciências, das artes e da tecnologia, a cada dia surgem demandas de novas aprendizagens.
Isso significa que o processo de aprendizagem é contínuo. Em vista disso, devemos nos preparar para aprender a aprender, a fim de assumirmos uma posição de abertura e de indagação sobre a própria prática.
Esse aprendizado, ao longo da vida, pode acontecer de maneira formal em cursos de formação; no compartilhamento e reflexão sobre a própria experiência com seus pares; na interação com os estudantes e com outros atores que buscam, igualmente, novas compreensões sobre o fazer pedagógico; na leitura de textos sobre a prática profissional; na participação em congressos e seminários e em grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades de aprendizado.
Para aprofundar suas reflexões, leia o texto de Valente na íntegra, destaque os pontos que lhe chamaram atenção e comente com os seus colegas em um Fórum ou presencialmente, ou retome a discussão presencial, que teve como tema a questão: “quem sou como professor e aprendiz?”.

Leitura básica

Na sociedade contemporânea, as mudanças são constantes e rápidas. A formação passou a ser uma necessidade sempre presente e necessária ao longo da vida, a fim de se estar em sintonia com as novas demandas.
Você pode, também, ler o texto do mesmo autor na Revista Pátio, ano IV, n. 15, nov. 2000/jan. 2001.
Novas Tecnologias e Aprendizagem
Sempre que surge uma nova tecnologia, as pessoas ficam, por algum tempo, deslumbradas diante da novidade. No entanto, passada a euforia, o que fica desse processo inicial? Serão as novas tecnologias ou as tecnologias de informação e comunicação as “sereias” do ensino eletrônico?
No artigo As sereias do ensino eletrônico, Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo (2001) comentam os “encantos” e desilusões que as tecnologias trouxeram a várias áreas. Na educação, alertam que, apesar do potencial positivo, o seu uso tem sido, predominantemente, na forma de um simples encapsulamento de conteúdo instrucional em mídias eletrônicas. Eles criticam o forte vínculo do propósito educacional com os interesses produtivos capitalistas e defendem que as tecnologias deveriam ser utilizadas, sobretudo, como instrumento de libertação, de engrandecimento da condição humana
Para Refletir: 
Mas o que será que essa tecnologia oferece de novo? Será necessário mudar a prática pedagógica? Quais contribuições essa tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos estudantes? E para o dia a dia do professor?
A seguir, você continuará a discutir sobre como a escola está lidando com o uso, cada vez mais intenso, de novas tecnologias na sociedade e, principalmente, quais as consequências no processo de aprendizagem de professores, gestores e estudantes.
A escola diante desse novo panorama da sociedad
“As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.” (DOWBOR, 2001, não paginado)
As tecnologias e as mídias ganham espaços no contexto da escola. Hoje, já é realidade para muitas unidades escolares a existência de biblioteca, sala multimídia, rádio, câmera digital, filmadora, computador, tablet, lousa digital etc. Diante desse contexto que você conhece e convive no seu cotidiano, reflita sobre:

Para Refletir:  
·      Como a escola vem lidando com as novas tecnologias
·      Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem
Para aprofundar a reflexão sobre Educação e Tecnologia, recomendamos que você assista à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (2004) sobre Educação e Tecnologia
Nessa entrevista concedida à Rede Vida, em 2004, Ladislau Dowbor comenta que, na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria-prima, tem de assumir um papel muito mais central. Para ele, a escola precisa repensar seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes. Complementa, ainda, que “a visão geral é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam com televisão, Internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante” (DOWBOR, 2004).

Atividade 1.3  
Registro em Diário de Bordo
A partir das questões colocadas anteriormente e da análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo.

Um comentário:

cloniresportes disse...

Para Refletir: • Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
•Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

A partir das questões colocadas anteriormente e da análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo, no e-Proinfo.