quinta-feira, 31 de julho de 2014

Unidade 1: Tecnologias de informação e comunicação na educação


Tecnologias de informação e comunicação na educação
Atividade 1.1

Abertura


Olá, Cursista!
Estamos felizes em contar com a sua participação no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nas próximas semanas, iremos nos dedicar ao desenvolvimento de atividades deste curso, dialogaremos sobre diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estaremos constituindo nossa comunidade de prática e de aprendizagem.
A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação; e, em especial, perante os avanços da ciência e dos conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de nós, educadores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, desenvolvimento de diferentes modos de obter informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos estudantes. Essa é a marca dos novos tempos!
A partir da poesia de Fernando Pessoa, vamos pensar a respeito do nosso papel em uma sociedade cuja presença das tecnologias provoca mudanças no modo de pensar dos estudantes que recebemos em nossas salas de aula.
Aproveitar o tempo! Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos –
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...
Fernando Pessoa (2006, p. 73)
Extrato do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos.
Para onde nos conduz esse convite do poeta? Você consegue imaginar o seu papel, como educador, em uma sociedade em que as tecnologias geram profundas mudanças? Como entrar em sintonia com as características da sociedade contemporânea? Como estar preparado para formar as novas gerações diante das mudanças frequentes e rápidas dessa sociedade?
Eis o desafio que nos aguarda durante este curso: repensar nossa atuação docente e as formas como as TIC podem contribuir para o desenvolvimento de um currículo que coloque a escola em sintonia com seu tempo, ampliando as possibilidades para construção de conhecimento e de uma ação formadora que valorize o potencial humano.

Durante nossa jornada, teremos diversos canais para comunicação, dentre eles, um Fórum de Dúvidas Pedagógicas, no qual vocês poderão dialogar com o formador. Bom Curso!
Contextualização
Chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia; por outros, de sociedade da informação, do conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem, a sociedade contemporânea se caracteriza pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo, atualmente, requer um novo perfil de profissional e de cidadão que traga para a escola novos desafios. Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.
No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar, efetivamente, os estudantes para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que saibam, também, aprender a aprender ao longo da vida.
Os estudantes precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica em novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermidiática etc.), próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas. A exigência de aprender, continuamente, ao longo da vida, constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata, evidentemente, apenas de ter acesso às informações, mas, sim, de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.

Para Refletir:   
E você, professor, já parou para refletir sobre como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na escola, desde a última década, no sentido de atender a essas novas demandas? Como se sente diante desse novo desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização
Para ampliar seus conhecimentos sobre essa temática, é fundamental que faça uma leitura atenta do artigo A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, de Juan Ignacio Pozo (2004). Nesse texto, o autor caracteriza a cultura da aprendizagem, que é inerente à sociedade do conhecimento, e comenta novas formas de aprender e novos espaços instrucionais que respondem às demandas dentro desse contexto.
Leitura básica para a realização da atividade

Informação e conhecimento não são sinônimos. A leitura desse texto, portanto, pode trazer contribuições para entender melhor as necessidades da sociedade contemporânea para lidar com as questões que envolvem esses dois conceitos.


 

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse novo cenário de mudanças da sociedade atual e refletiu sobre as consequências e novas demandas para o sistema educacional, realize a atividade abaixo:

Atividade 1.1  

Produção de texto

Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.

Um comentário:

cloniresportes disse...

Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões, postar no Fórum no ambiente e-Proinfo.