Atividade 1.7
Avaliação da Unidade 1
Escrever uma autoavaliação e uma
avaliação do curso no espaço próprio do Ambiente Virtual, levando em conta as
situações e aprendizagens mais significativas para você da unidade 1 e a
análise a respeito de seu próprio desempenho até o momento; em seguida, fazer
um registro a respeito do conteúdo, metodologia e atuação do formador neste
curso.
Síntese
Nesta primeira Unidade, você conheceu um pouco mais e refletiu a
respeito de aspectos relacionados ao novo cenário de mudanças da sociedade
atual e discutiu com seus colegas, nos fóruns, sobre as consequências da
inserção das novas tecnologias na educação e também sobre as novas demandas
para o sistema educacional. Além disso, refletiu como o professor pode
desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos
curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias
disponíveis na escola.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de tecnologias na escola:
possibilidades de uma prática democrática. In:______.Boletim do Salto para o
Futuro: Série integração de tecnologias, linguagens e representações. Brasília:
MEC, SEED, 2005a. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/145723Integracao
Tec.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2013.
Tec.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2013.
______. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento.
In:______. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Orgs.).
Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Brasília: MEC,
SEED, 2005b. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_pa
ra_o_futuro/livro_salto_tecnologias.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
ra_o_futuro/livro_salto_tecnologias.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
______. Tecnologias trazem o mundo para a escola – entrevista concedida
a Renata Chamarelli em 2008. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idCon
teudo=37>. Acesso em: 07 fev. 2013.
teudo=37>. Acesso em: 07 fev. 2013.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; PRADO, Maria Elisabette Brisola
Brito. Apresentação da Série integração de tecnologias com as mídias digitais.
In:______. Boletim do Salto para o Futuro. Brasília: MEC, SEED, 2005.
Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/145723Integracao
Tec.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
Tec.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
BLIKSTEIN, Paulo; ZUFFO, Marcelo Knörich. As sereias do ensino
eletrônico. In______: SILVA, Marco (Org.). Educação on-line: teorias, práticas,
legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 23-38.
Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/Bli
ksteinZuffo-MermaidsOfE-Teaching-OnlineEducation.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
ksteinZuffo-MermaidsOfE-Teaching-OnlineEducation.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação.
2001. Disponível em: <http://dowbor.org/2001/01/tecnologias-do-conhecimento-os-desafios-da-educacao.html/>.
Acesso em: 06 fev. 2013.
______. Entrevista concedida à Rede Vida sobre Educação e Tecnologia, em
maio de 2004. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY&gl=BR&hl=pt>.
Acesso em: 06 fev. 2013.
MAN, John. A revolução de Gutenberg: a história de um gênio e da
invenção que mudaram o mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
MONTEIRO, Aneridis. Interfaces digitais para a organização e
representação do conhecimento. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica,
Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, 2008. Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/Int
erfaces_digitas_Aneridis.doc>. Acesso em: 07 fev. 2013.
erfaces_digitas_Aneridis.doc>. Acesso em: 07 fev. 2013.
NÓVOA, Antonio. Entrevista concedida ao Programa Salto para o Futuro, em
13 de setembro de 2001. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_
entrevista=59>. Acesso em: 06 fev. 2013.
entrevista=59>. Acesso em: 06 fev. 2013.
PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre:
Artmed, 2000.
PESSOA, Fernando. Apostila [assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos].
In:______. Poesias. Organizado por Sueli Tomazini Cassal. Porto Alegre:
L&PM, 2006.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos:
fundamentos e implicações. In:______. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini;
MORAN, José Manuel (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Salto para
o Futuro. Brasília: MEC, SEED, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf>.
Acesso em: 07 fev. 2013.
POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter
informação em conhecimento. Revista Pátio, Porto Alegre, ano VIII, n. 31,
ago./out. 2004. Disponível em: <http://decampinasoeste.edunet.sp.gov.br/tics/Material%20de%
20Apoio/Coletania/unidade1/A%20sociedade%20da%20aprendi
zagem%20e%20o%20desafio%20de%20converter%20informa
%C3%A7%C3%A3o%20em%20conhecime.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
20Apoio/Coletania/unidade1/A%20sociedade%20da%20aprendi
zagem%20e%20o%20desafio%20de%20converter%20informa
%C3%A7%C3%A3o%20em%20conhecime.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
RAMAL, Andrea Cecília. Ler e escrever na cultura digital. Revista Pátio,
ano 4, n. 14,Porto Alegre: Revista Pátio, ano 4, no. 14, ago. ̶ out. 2000, p.
21-24. Disponível em: <http://www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Ler_e_escre
ver_na_cultura_digital.pdf>. Acesso em: 07 fev.2013
ver_na_cultura_digital.pdf>. Acesso em: 07 fev.2013
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Formação de Professores: um grande
desafio. In:______. Boletim do Salto para o Futuro. Brasília: MEC, SEED, 2003.
Disponível em: <http://cursoproinfo100h.blogspot.com.br/2009/03/formacao-de-professores-um-grande.html>.
Acesso em: 13 jan. 2013.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed., 11. reimpr.
Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TORNAGHI, Alberto. Escola e tecnologia: uma conversa. Programa Salto
para o Futuro. In:______. Boletim da Série Escola faz tecnologia faz escola.
Brasília: MEC, SEED, 2003. Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/es
cola_tecnologia_tornaghi.doc>. Acesso em: 13 fev. 2013.
cola_tecnologia_tornaghi.doc>. Acesso em: 13 fev. 2013.
VALENTE, José Armando. Criando Oportunidades de Aprendizagem Continuada
ao Longo da Vida. Revista Pátio, Porto Alegre, ano IV, n.15, Nov.2000/jan.2001.
Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/Aprendizagem
continuado.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
continuado.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.
______. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel
do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth
Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Orgs.). Integração das Tecnologias na
Educação. Programa Salto para o Futuro. Brasília: MEC, SEED, 2005. p. 24.
Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_pa
ra_o_futuro/livro_salto_tecnologias.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2013.
ra_o_futuro/livro_salto_tecnologias.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2013.
Um comentário:
Escrever uma autoavaliação e uma avaliação do curso no espaço próprio do Ambiente Virtual, levando em conta as situações e aprendizagens mais significativas para você da unidade 1 e a análise a respeito de seu próprio desempenho até o momento; em seguida, fazer um registro a respeito do conteúdo, metodologia e atuação do formador neste curso.
Postar no Fórum do ambiente e-Proinfo.
Postar um comentário