quinta-feira, 31 de julho de 2014

Unidade 1: Tecnologias de informação e comunicação na educação


Atividade 1.4
Pesquisa e análise
Tecnologia na escola
Quando se fala em tecnologia na educação, logo pensamos em computadores, Internet... Mas isso não é tudo. Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso. Ela se faz presente, por exemplo, em todos os lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras em que nos sentamos. Lembre-se da revolução social que representou a imprensa. Podemos imaginar uma escola, hoje, sem livros, sem material impresso?
O trabalho na escola lida o tempo todo com tecnologia, mas raramente se ocupa de produzi-la. O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é, com efeito, a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo.
Veja bem: inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso às TIC, mas, principalmente, saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Figura 1.03 - Tecnologia na escola
O uso da tecnologia na educação requer, sem dúvida, um olhar mais abrangente. Logo, é preciso que haja, nesse processo, o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento.
Nessa perspectiva, compreender as potencialidades inerentes a cada tecnologia e suas contribuições ao processo de ensino e de aprendizagem poderá trazer avanços substanciais à mudança da escola, a qual se relaciona com um processo de conscientização e de transformação, que vai além do domínio de tecnologias, e traz, subjacente, uma visão de mundo, de homem, de ciência e de educação.
Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar. Isso tudo se aproxima das características da concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba, na verdade, a compreensão dos processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção (ALMEIDA, 2005a).

Na atividade a seguir, propomos que você faça uma pesquisa para diagnosticar e analisar quais as tecnologias de que sua escola dispõe e como elas são utilizadas. Esse diagnóstico é fundamental para você refletir sobre a sua realidade local. Vá em frente, realize a atividade.

Atividade 1.4   
Pesquisa e análise
Pesquisa em sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.

Orientações para o desenvolvimento da atividade:
  Entrevistar professores da sua escola e coletar dados sobre as tecnologias que costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Definir o número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Assim, quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalizar nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola;
  Organizar uma síntese das informações coletadas, usando a planilha de referência, disponibilizada pelo seu formador;
  Elaborar uma breve apresentação no Impress (2 a 3 slides) com suas conclusões acerca do uso das tecnologias na sua escola, a fim de debater com seus colegas no próximo encontro presencial;
  Salvar o documento e a planilha na pasta “Meus documentos”. Atribuir a ele um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ1-4_seunome; por exemplo, para esta atividade realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será ativ1-4_helenams. Recomendamos a não utilização de acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como o sinal de subtraço (_), sublinhado, underscore, underline ou traço inferior, são aceitos pelo computador como uma letra comum;
  Postar o arquivo desta atividade no ambiente e-ProInfo conforme orientação do seu formador;
  Ler as apresentações dos colegas de turma no ambiente e-ProInfo. Depois, comentar sobre as apresentações em um fórum, para socializar os resultados e reflexões das pesquisas. A ideia deste Fórum é que seja possível elaborar uma síntese dos resultados obtidos pela turma nesta atividade de pesquisa.

Um comentário:

cloniresportes disse...

Pesquisa e análise
Pesquisa em sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.
Apostar no ambiente do e-Proinfo.