Atividade 1.6
Trabalhando com projetos
A aprendizagem significativa
O estudante precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por
essa razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a
observação e a interpretação dos aspectos da natureza, os sociais e humanos,
instigando a curiosidade do estudante para compreender as relações entre os
fatores do desenvolvimento humano. Assim, uma situação de aprendizagem que pode
potencializar a aprendizagem significativa para o estudante é o trabalho por meio de
projetos.
Para que essa forma contextualizada de aprender se concretize, é
importante que o professor instigue o estudante a estabelecer relações entre os
aspectos presentes na vida pessoal, social, política e cultural; a mobilizar as
competências cognitivas, sociais e emocionais já adquiridas, para novas
possibilidades de reconstrução do conhecimento.
Uso das tecnologias no trabalho por meio de projeto
Essa situação de aprendizagem favorece o estudante a aprender-fazendo, a
reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou
individualmente, por meio de questões investigativas que o impulsionam a
contextualizar conceitos conhecidos e a construir outros que surjam durante o
desenvolvimento do projeto.
Assim, em se tratando dos conteúdos, o trabalho por meio de projeto
potencializa a interdisciplinaridade, ou seja, permite romper com as fronteiras
disciplinares, uma vez que favorece, numa situação contextualizada da
aprendizagem, a realização de atividades diversificadas, as quais possibilitam
que se estabeleçam elos entre as diferentes áreas do conhecimento (PRADO, 2005).
O trabalho por meio de projeto favorece, também, a integração das
diferentes tecnologias e mídias, mas, para isso, é fundamental que o professor
conheça suas especificidades – potenciais e restrições.
Agora você terá oportunidade de aprofundar sua compreensão vivenciando
na prática o desenvolvimento de um projeto.
Atividade 1.6
Trabalhando com projetos
Nessa atividade, você pode escolher uma
das opções indicadas no Banco de Projetos para desenvolver em sua prática
pedagógica.
Orientações para o desenvolvimento da
atividade:
Clicar nos botões das Atividades
práticas e escolher um dos projetos que julgar ser mais adequado para sua
prática.
Realizar a atividade.
Documentar essa experiência, seguindo
os itens do roteiro.
Salvar o documento na pasta “Meus
Documentos”. Atribua a ele um nome que facilite a sua identificação, conforme o
modelo: ativ7-seunome; por exemplo, para esta atividade realizada por Helena
Maria Silva, o nome do arquivo será ativ7_helenams. Recomendados não utilizar
acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços
que sugerimos utilizar, como o sinal de subtraço (_), sublinhado, underscore,
underline ou traço inferior, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
Postar o arquivo desta atividade no
ambiente e-ProInfo.
Socializar as reflexões, a partir da
análise das atividades.
Um comentário:
Trabalhando com projetos
Nessa atividade, você pode escolher uma das opções indicadas no Banco de Projetos para desenvolver em sua prática pedagógica.
Realizar a atividade.
Documentar essa experiência, seguindo os itens do roteiro.
Salvar o documento na pasta “Meus Documentos”.
Postar o arquivo desta atividade no Fórum no ambiente e-ProInfo.
Socializar as reflexões, a partir da análise das atividades.
Postar um comentário