Atividade 1.3
Registro em Diário de Bordo
A aprendizagem
No seu trabalho cotidiano em sala de aula, alguma vez você já parou para
pensar em como seu estudante aprende? Ou, ao contrário, você se preocupa apenas
com o “como ensinar”, ou seja, na criação de estratégias que favoreçam a
transmissão do conhecimento? Lembre-se de que aprendizagem é um processo
individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o
outro. Daí a importância das interações e das situações que promovam a
reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.
Para o professor, a aprendizagem possibilita que ele analise e avalie
como experimenta esse processo, criando condições para tornar-se consciente
sobre como aprende. É fundamental, por isso, que você reflita sobre
Para Refletir:
Como aprendiz, como lido com as
tecnologias que chegam às escolas?
Diante dos desafios de que se apresentam em sua prática como educador,
devido aos avanços das ciências, das artes e da tecnologia, a cada dia surgem
demandas de novas aprendizagens.
Isso significa que o processo de aprendizagem é contínuo. Em vista
disso, devemos nos preparar para aprender a aprender, a fim de assumirmos uma
posição de abertura e de indagação sobre a própria prática.
Esse aprendizado, ao longo da vida, pode acontecer de maneira formal em
cursos de formação; no compartilhamento e reflexão sobre a própria experiência
com seus pares; na interação com os estudantes e com outros atores que buscam,
igualmente, novas compreensões sobre o fazer pedagógico; na leitura de textos
sobre a prática profissional; na participação em congressos e seminários e em
grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades de aprendizado.
Para aprofundar suas reflexões, leia o texto de Valente na íntegra, destaque
os pontos que lhe chamaram atenção e comente com os seus colegas em um Fórum ou
presencialmente, ou retome a discussão presencial, que teve como tema a
questão: “quem sou como professor e aprendiz?”.
Leitura básica
Na sociedade contemporânea, as mudanças são constantes e rápidas. A
formação passou a ser uma necessidade sempre presente e necessária ao longo da
vida, a fim de se estar em sintonia com as novas demandas.
Você pode, também, ler o texto do mesmo autor na Revista Pátio, ano IV,
n. 15, nov. 2000/jan. 2001.
Novas Tecnologias e Aprendizagem
Sempre que surge uma nova tecnologia, as pessoas ficam, por algum tempo,
deslumbradas diante da novidade. No entanto, passada a euforia, o que fica
desse processo inicial? Serão as novas tecnologias ou as tecnologias de
informação e comunicação as “sereias” do ensino eletrônico?
No artigo As sereias do ensino eletrônico,
Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo (2001) comentam os “encantos” e desilusões que
as tecnologias trouxeram a várias áreas. Na educação, alertam que, apesar do
potencial positivo, o seu uso tem sido, predominantemente, na forma de um
simples encapsulamento de conteúdo instrucional em mídias eletrônicas. Eles
criticam o forte vínculo do propósito educacional com os interesses produtivos
capitalistas e defendem que as tecnologias deveriam ser utilizadas, sobretudo,
como instrumento de libertação, de engrandecimento da condição humana
Para Refletir:
Mas o que será que essa tecnologia
oferece de novo? Será necessário mudar a prática pedagógica? Quais
contribuições essa tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos estudantes? E
para o dia a dia do professor?
A seguir, você continuará a discutir sobre como a escola está lidando
com o uso, cada vez mais intenso, de novas tecnologias na sociedade e,
principalmente, quais as consequências no processo de aprendizagem de
professores, gestores e estudantes.
A escola diante desse novo panorama da sociedad
“As tecnologias são
importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é
apenas um problema técnico.” (DOWBOR, 2001, não paginado)
As tecnologias e as mídias ganham espaços no contexto da escola. Hoje,
já é realidade para muitas unidades escolares a existência de biblioteca, sala
multimídia, rádio, câmera digital, filmadora, computador, tablet, lousa digital
etc. Diante desse contexto que você conhece e convive no seu cotidiano, reflita
sobre:
Para Refletir:
· • Como a escola vem
lidando com as novas tecnologias
· • Como vem sendo a
aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para utilizar as
tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e
aprendizagem
Para aprofundar a reflexão sobre Educação e Tecnologia, recomendamos que
você assista à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor (2004) sobre Educação e Tecnologia
Nessa entrevista concedida à Rede Vida, em 2004, Ladislau Dowbor comenta
que, na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua
matéria-prima, tem de assumir um papel muito mais central. Para ele, a escola
precisa repensar seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento
e das tecnologias correspondentes. Complementa, ainda, que “a visão geral é que
precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos
diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam com televisão,
Internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação
empresarial e assim por diante” (DOWBOR, 2004).
Atividade 1.3
Registro em Diário de Bordo
A partir das questões colocadas
anteriormente e da análise da entrevista, registre suas reflexões e
aprendizagens em seu Diário de Bordo.
Um comentário:
Para Refletir: • Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
•Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
A partir das questões colocadas anteriormente e da análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo, no e-Proinfo.
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